XILITOL 500G

Adoçante que combate às cáries dentárias, auxília no tratamento de diabetes, desordem no metabolismo de gorduras, lesões renais,previne infecções pulmonares, otite e osteoporose.
Data de Entrega: 1-2 days
R$ 113,00

Encontra-se nas fibras de plantas (casca de bétula), nas frutas (ameixas e framboesas) e nos vegetais (milho), de onde é extraído.

Xilitol, destaca-se das demais substâncias do gênero, não só como adoçante, mas também com aplicação nas áreas odontológica e médica, mostrando-se eficaz no combate às cáries dentárias, no tratamento de diabetes, desordem no metabolismo de gorduras, lesões renais e parenterais. Além disso, previne infecções pulmonares, otite e osteoporose. Por todas essas razões, a incorporação do xilitol em dietas alimentares representa benefício tanto para os que necessitam de uma dieta controlada quanto para aqueles que, embora não tendo distúrbios metabólicos, preocupam-se com a saúde e com o bem-estar físico.

Desde a sua aprovação, em 1963, o uso de xilitol em dietas alimentares vem sendo adotado por muitas nações.

A partir daí, tiveram início muitas pesquisas buscando encontrar aplicações clínicas para esse composto. Hoje, com um grande número de trabalhos já concluídos, sabe-se que o xilitol traz benefícios à saúde humana e pode ser utilizado na área médica para tratamento ou prevenção de doenças. Sua maior aplicação até hoje é na saúde bucal, uma vez que já foi comprovada sua eficiência na redução da incidência de cáries, na estabilização das cáries já formadas e na remineralização dos dentes.

O xilitol também tem sido empregado com êxito no tratamento de otites médias agudas e infecções respiratórias, devido ao fato de as espécies bacterianas presentes na nasofaringe, assim como as espécies presentes na flora bucal, não possuírem as enzimas responsáveis pelo metabolismo do xilitol-5- fosfato (composto formado pela fosforilação do xilitol dentro da célula). O acúmulo deste composto dentro a célula é tóxico ao microrganismo, afetando seu crescimento e diminuindo seu tempo de sobrevivência.

Outra aplicação clínica de grande importância do xilitol é quanto ao seu uso por pessoas diabéticas, o que é possível devido a este não promover aumento significativo na concentração de glicose no sangue.

 

bibliografia: http://www.scielo.br/pdf/rbcf/v38n4/v38n4a03.pdf (acessado em 30/01/2016, 13h15)